“Por que você está clamando a mim? Siga avante.” – Parte II

Se você não viu a primeira parte deste tema, eis o link:

https://econhecereisaverdade.wordpress.com/2012/11/08/por-que-voce-esta-clamando-a-mim-siga-avante/

Quando você espera em Deus e Deus espera por você.

Parte II

Trevas pro inimigo, luz pra você!

Neste momento vemos que grande poder o Senhor havia disponibilizado para aquele povo.

No versículo 19 lemos o relato do amor poderoso e impressionante de Deus manifesto àqueles homens israelitas:

… A seguir o anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

entre os egípcios e os israelitas. A nuvem trouxe trevas para um e luz para o outro, de modo que os egípcios não puderam aproximar-se dos israelitas durante toda a noite…”

Êxodo 14:19-20

Quero que você dê toda a atenção que puder às próximas palavras escritas aqui:

Tudo o que lemos acima, se refere a você, a mim e a todo o povo de Deus em qualquer tempo. Vamos analisar cada detalhe destes versos:

… A seguir o Anjo de Deus que ia à frente dos exércitos de Israel retirou-se, colocando-se atrás deles. A coluna de nuvem também saiu da frente deles e se pôs atrás,

entre os egípcios e os israelitas…”

O Anjo” e não “um anjo”

Já publiquei em um post anterior sobre este Anjo. Todas as vezes que lemos na Bíblia, “o Anjo”, (com o artigo definido “o” e letra maiúscula) e não “um anjo”, podemos entender que trata-se de uma Teofania, ou seja, uma aparição de Deus.

Há muitos motivos que nos levam a crer que este Anjo é na verdade, Jesus Cristo na sua fase pré-encarnada, ou seja, antes de vir como homem:

Ele se apresentava como o Anjo e não como o Filho.

O conceito de Filho só surgiu após sua vinda a Terra, como explica todo o capítulo 1 Hebreus.

Lá, nos vemos que o autor mostra a diferença entre os anjos e Jesus. Jesus nunca foi um anjo, sempre foi Deus, sempre existiu e era chamado de O Verbo.

O fato de Cristo ter-se revelado na forma de um anjo não significa que Ele era um anjo. Sabemos que a palavra “anjo” significa “mensageiro”. Este Anjo era alguém especial, dotado de atributos divinos, ou seja, era Deus, era o Cristo.

Este mesmo Anjo aparece a Josué e Josué o adora (Josué 5:14).

Este Anjo fala com a autoridade e poder de Deus e aceita a adoração. Um anjo “comum” não aceita adoração, como vemos em Apocalipse 19:10.

O Verbo “Filho” criou, juntamente com o Pai e o Espírito, todas as coisas visíveis e invisíveis.

No próprio capítulo 1 de Gênesis, versículo 1 diz: “No princípio criou Deus os céus e a Terra.”

A palavra “Deus” no texto original é “Elohim” que quer dizer: Deus como alguém que subsiste em mais de uma pessoa: Pai, Filho e Espírito Santo.

1 só Deus, 3 pessoas distintas. Até aí tudo bem?

A Defesa do povo de Deus

No relato de Êxodo 14, vemos que “o Anjo” que até então estivera adiante do povo, se colocou atrás deles.

O mesmo aconteceu com a nuvem que os protegia. Formando então, além da proteção divina, um paredão de fumaça densa durante o dia e que à noite os iluminava.

No versículo 20 vemos que do ponto de vista dos egípcios, esta fumaça era tão densa que era impossível que eles enxergassem os israelitas, mesmo quando à noite a fumaça se transformava em coluna de fogo.

O que iluminava os israelitas durante a noite, cegava seus inimigos. E durante o dia, a nuvem se transformava em nevoeiro.

O ataque de Deus

Como se não bastasse, Deus zombou novamente dos egípcios impedindo-os de andar com seus carros.

Foi bem divertido! Quando eles estavam correndo no meio da névoa, Deus arrancava a roda dos carros da infantaria egípcia e eles quebravam.

Alguns estudiosos dizem que toda a travessia durou aproximadamente 6 horas. Imagina o ódio dos egípcios que por horas paravam pra consertar os carros.

Enquanto isso, no meio dos israelitas, o Anjo os guiava velozmente até a Terra Prometida.

Na minha interpretação pessoal, imagino que por conta da névoa, os egípcios só se deram conta de que haviam entrado num mar dividido quando já era tarde. Já estavam pelo meio do caminho.

Os egípcios se desesperaram quando viram a grande confusão que o Deus de Israel estava fazendo no meio deles, mas ninguém era louco de parar e voltar para o Egito sem os prisioneiros.

É nesta hora, quando todo o povo de Deus já estava seguro em terra firme, Deus dá ordem a Moisés:

A participação do povo de Deus nesta vitória e a permissão para fazer!

“… Mas o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros”.

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

As águas voltaram e encobriram os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, todo o exército do faraó que havia perseguido os israelitas mar adentro. Ninguém sobreviveu.

Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda…”

Êxodo 14:26-29

Deus poderia simplesmente ter levantado sua mão ou dito uma palavra e as águas separariam e voltariam ao seu lugar, não poderia?

Claro que sim!

Então porque Deus ordenou a Moisés que assim o fizesse?

Porque Deus quer que você tenha o prazer de se envolver na sua própria vitória.

O objetivo acima de tudo é que o nome de Deus seja proclamado na sua vida, que você seja testemunha do Seu poder e do Seu amor.

Não é pra que você se vanglorie mas para que você O adore.

Conclusão

 “… Mas o Senhor disse a Moisés: “Estenda a mão sobre o mar para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros”.

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e ao raiar do dia o mar voltou ao seu lugar. Quando os egípcios estavam fugindo, foram de encontro às águas, e o Senhor os lançou ao mar.

As águas voltaram e encobriram os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, todo o exército do faraó que havia perseguido os israelitas mar adentro. Ninguém sobreviveu.

Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda…”

Êxodo 14:26-29

Os dois últimos versículos de Êxodo 14 resumem toda a intenção de Deus. Toda a luta, a fuga, choro, medo, a fé, a obediência, o testemunho tiveram seu lugar na vida de cada um dos israelitas que ali estavam. O mesmo acontece conosco em qualquer tempo.

Mas a solução em frente ao mar das incertezas é e sempre será Deus. Aceite o conselho do nosso irmão Davi: “eleve os seus olhos aos céus e busque ao Senhor”.

Sua fé inabalável em Deus pode (e vai) te levar à vitória. Veja toda a obra impressionante deste Deus zeloso para com este povo.

Reflita sobre Onisciência de Deus e Sua fidelidade:

Se o Senhor mesmo conhecendo aquele povo e sabendo que eles pecariam contra Ele, movido por um profundo amor, foi capaz de uma coisa tão extraordinária assim, que até hoje é famosa em todas as nações do mundo, e se este mesmo Deus entregou seu único Filho para morrer pelos pecados de toda a humanidade, o que não será capaz de fazer agora se você crer e calmamente AGIR em obediência?

Agora é contigo! Se há uma luta e você está encurralado (a) clame ao Senhor dos Exércitos. Ele nunca mudou e está disposto a te livrar e de quebra, fazer o Maligno cair diante de ti.

Pros israelitas houve um longo tempo de espera, vários nãos mas o sim e o haja agora chegou.

Chegará pra ti também. Busque conselho com o Espírito Santo.

Graça e Paz da parte do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, estejam sempre com vocês, irmãos.

Em Cristo,

Camila Davd.

Anúncios

Um pensamento sobre ““Por que você está clamando a mim? Siga avante.” – Parte II

Qual a sua opinião a respeito disso? Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s