“Por que você está clamando a mim? Siga avante. “

Quando você espera em Deus e Deus espera por você.

Parte I

rota

Hoje eu gostaria de compartilhar com você um precioso ensinamento do Senhor.

Quando apresentamos uma oração diante do nosso Deus, sabemos que Ele nos ouve. Se sabemos que Ele nos ouve, sabemos que obteremos resposta às nossas orações.

A resposta de Deus nem sempre vem imediatamente, às vezes achamos que Ele não se importa com as nossas petições. 

Se estiver passando por uma situação difícil e não sabe que rumo tomar: Essa palavra é pra você.  

A resposta de Deus pode ser: Sim, Não, Espere ou HAJA AGORA. 

E é sobre este: “Haja” que vamos estudar. 

Em Êxodo 14, iremos ver que Deus sente prazer em fazer com que nós, seus filhos, tenhamos parte na vitória que aguardamos. 

Isso quer dizer que, Ele deseja que você haja.

 

Mudem o Rumo” 

Após todos os sinais vistos no Egito, em que o Senhor enviou pragas sobre a terra e, após terem sido expulsos pelos egípcios, os israelitas saíram em direção ao deserto do Sinai. Se instalaram em Sucote, na região de Etã. Após se estabelecerem e acamparem, o Senhor os ordena que marchem e acampem até o Mar Vermelho. 

O Senhor usa uma expressão muito interessante no versículo 2: 

“Diga aos israelitas que mudem o rumo e acampem perto de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar. Acampem à beira-mar, defronte de Baal-Zefom.” Êxodo 14:2. 

A localização: 

Pi-Hairote é o nome do lugar onde hoje se chama “Praia Nuweiba”, no sul do Sinai, Egito. 

Nuweiba é o acrônimo para Nuwayba’al Muzayyinah em árabe, que significa “Moisés águas abertas”. Vide abaixo:

https://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&q=Nuweiba&ie=UTF-8&hq=&hnear=0x15aacf0e5e45bd05:0xc624077655f9c0de,Nuweibaa,+Qesm+Dahab,+South+Sinai,+Egypt&gl=br&ei=toWaUK3YNM3O0QGVzoCYDw&ved=0CEEQ8gEwAQ

Parece uma pocinha de água, mas o trecho onde ocorreu a travessia é profundo.

Até hoje o fundo do mar neste trecho, encontra-se livre, como um espaço vazio, um caminho.

Foram encontrados, inclusive, rodas da época do êxodo israelita e costelas humanas encrustadas em corais.

Foi a este lugar do território egípcio que o Senhor levou o seu povo.

Atrás deles, a terra da escravidão onde haviam passado 430 anos dos quais somente 30 destes foram de paz e abundância. À sua frente, a tão sonhada Terra Prometida, que significava viver em seu próprio lar, com seus costumes e em liberdade.

Porém nesta transição de deixar pra trás o passado e avançar para o futuro, eles deveriam enfrentar primeiramente, o presente: O mar de incertezas e improbabilidades humanas.

Isso soa tão familiar pra você quanto soa pra mim?

Deus tinha um plano: Sua ordem de entrar no deserto e ir acampar diante do mar era uma estratégia maravilhosa onde Deus mostraria o quanto se importa com o seu povo e o quão digno Ele é de toda a nossa confiança. Seus inimigos cairiam estupefatos e jamais se esqueceriam de quem é Deus. O Deus de Israel (o teu Deus).

Deus tem um plano

“… Ele disse no versículo 3: O faraó pensará que os israelitas estão vagando confusos, cercados pelo deserto.”

Êxodo 14:3

Os israelitas estavam caminhando rumo à vitória até quando estavam parados, pois Deus estava a seu favor.

Normalmente quando estamos pra decidir algo em nossas vidas ou estamos diante de um problema humanamente impossível de solucionar, ficamos confusos e com medo pois estamos diante de um mar de incertezas.

O povo de Deus precisa entregar sua vida nas Suas mãos poderosas e descansar. Mesmo quando estamos “parados”, avançamos.

Quando digo “parados” quero dizer: Seus problemas estão entregues na mão de Deus, você já fez de tudo por suas próprias forças e mesmo assim não acha saída. Não há como atravessar o mar e há rumores que o inimigo vem atrás de nós. Estamos parados, olhando pro mar, avistando ao longe a Terra Prometida.

Tudo o que os israelitas fizeram foi obedecer a voz do Senhor e, mesmo assim, continuavam diante do mar, cercados pelo deserto.

Inimigo obstinado

É interessante notar no versículo 3 que foi o Senhor que endureceu o coração do faraó. Na verdade, Deus deu ao faraó o que ele já desejava. Seu coração nunca foi reverente a Deus nem mesmo após ter visto tudo quanto o Senhor havia feito no Egito.

Não é verdade que a cobiça do coração dá lugar ao pecado e o pecado por sua vez, nos leva a ruína?

Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.”

Tiago 1:15

Isso aconteceu com o faraó.

Porque Deus fez isso? Ora, essa é fácil.

Pra mostrar aos egípcios que só Ele é Deus e para que os israelitas aprendessem a confiar somente em Deus para os livrar, confirmando Moisés como o profeta de Deus.

Mas acima de tudo, para que todos nós sejamos testemunhas em qualquer tempo, de que só o Senhor é Deus. O Deus que livra aqueles que Nele confiam.

A marcha dos vitoriosos

Outro ponto interessante foi que, durante a perseguição no deserto, os israelitas marcharam triunfantemente. No versículo 8, diz que os israelitas saíram do Egito com “alta mão”: “Yãdh”, palavra hebraica que significa: poderosamente, vitoriosamente.

Ou seja, marcharam como vitoriosos, com grande alarde e festa. Estavam indo ao lugar onde Deus havia ordenado, e nada os parava e sua fé estava no auge.

Até o mar…

Adiante deles o mar, atrás deles o inimigo obstinado e furioso. Aí a alegria acabou.

Agora eram só medo e pavor. Onde estava a fé? Não havia.

E começaram a murmurar: Por que Deus não nos deixou morrer? Por que tive de andar tanto “pra morrer na praia”? Olhem quantos inimigos, e os seus carros poderosos vindo a toda velocidade.

De novo, isso soa tão familiar, não?

Enquanto estamos perseguidos e há chão pra correr, estamos felizes e enquanto não temos nossas fontes esgotadas e enquanto houver abrigo, estamos confiantes, não é?

Mas e quando o mar encerra tudo? Não há lugar pra fugir e estamos cercados.

Davi deve ter experimentado essa sensação. Em um dos seus Salmos ele diz:

Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro?

O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.

Salmos 121:1-2

Imagine a sensação de estar cercada por montes?Ou por águas, deserto ou inimigo? Ou por tudo isso junto? Você olha ao redor e não há saída. Você com certeza já ouviu a expressão: “ Estive sem saída então quis cavar um buraco no chão e desaparecer.”.

Você com certeza já falou isso ou já sentiu na pele o que é ficar sem saída.

Esses montes intransponíveis podem ser qualquer coisa: síndrome do pânico, doenças incuráveis, depressão, divórcios dolorosos ou solidão. Pode até ser tudo isso junto.

Davi tentou todas as direções e só achou a saída quando elevou os olhos ao céu. Descobriu que a solução para problemas impossíveis é com Deus.

Impossível é um cadeado. Você não encontra a chave no seu molho de chaves. Só Deus a tem: A chave que faz este cadeado ultraseguro e impossível (pra nós), ser tão normal quanto qualquer outro.

Deus simplesmente gira, destranca e torna possível o impossível. A cura, a regeneração das células ou ossos, a restauração da família e infinitamente mais.

Uma doce voz diz: Não tenha medo, fique firme!

O povo estava tão amedrontado que desejava voltar à escravidão, desejava nunca ter confiado em Deus. Porque afinal de contas, confiar em Deus os levaria a lugares em que eles não queriam estar. Não queriam um embate com o inimigo. Era mais fácil se “fazer de morto” do que enfrentar a situação.

Moisés os confortava dizendo:

Moisés respondeu ao povo: “Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes trará hoje, porque vocês nunca mais verão os egípcios que hoje vêem.

O Senhor lutará por vocês; tão-somente acalmem-se”.

Êxodo 14:13-14

Como um General de guerra, o Senhor planejou, preparou e agora estava executando suas obras diante de todos, o problema é que nós não temos onisciência. Embora o Senhor nos avise sobre o que devemos fazer, não sabemos de todas as coisas. Ele quer que confiemos nele de todo o coração, não importa o que aconteça.

Em todo o caminho que o Senhor te fizer andar, saiba que há sempre um motivo, uma razão. Mas a ordem é não temer e ficar tranquilos.

O Senhor é quem peleja por você.

Agora é com você

Talvez a mais surpreendente resposta de Deus em meio às adversidades seria: “Você ainda está aí orando? Levante e faça acontecer!”

Veja bem, o Senhor sente prazer em ouvir nossas orações, sinceras orações e nos atender. Porém, chega uma hora em que todas as ordens já foram dadas, todas as informações foram passadas. É hora de agir, hora de pegar sua tenda, pô-la em seus ombros e marchar avante.

O povo estava aterrorizado e naquele momento, clamava e reclamava com Deus. Seria um massacre gigante, mas o mais incrível é que, seu medo naquele momento estava em suas mentes. A imaginação de que seriam pegos e escravizados e que o castigo seria pior por terem tentado fugir daquela situação, não lhes permitia pensar que o mesmo Deus que havia zombado de todos os falsos deuses egípcios estava com eles.

Muitas vezes o inimigo nos ameaça procurando nos impedir de querer buscar a saída. O mais importante é que se Deus estiver contigo, nenhuma ameaça ou condenação terá poder sobre você.

Deus disse abertamente aos israelitas:

Disse então o Senhor a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante.

Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.”

Êxodo 14:15-16

As águas se partiram formando dois paredões de água: à direita e à esquerda. O chão estava seco pois Deus havia enviado um vento forte oriental durante toda a noite, antes da travessia.

Deus sabia que se o chão não estivesse totalmente seco, o rebanho, mulheres e crianças, juntamente com os mais idosos e seus carros atolariam na lama.

Todo o povo passou com os pés sequinhos (e poeira pra todo lado, porque, pensa na loucura que foi aproximadamente 2 milhões de seres humanos afoitos e em fuga desesperada (ha ha).).

Concluirei este estudo no próximo post.

Você conhecerá as táticas impressionantes e poderosas que Deus pode disponibilizar em seu favor e como alcançar a vitória.

Até lá!

Em Cristo,

Camila Davd.

Anúncios

2 pensamentos sobre ““Por que você está clamando a mim? Siga avante. “

  1. Pingback: “Por que você está clamando a mim? Siga avante. “ | E Conhecereis a Verdade

  2. Muito bom o post, abriu muito o meu entendimento e posso adorar com toda minha gratidão a esse Deus lindo, poderoso e soberano. Ele é Rei. Obrigada por deixar Deus te usar. És vaso precioso.

Qual a sua opinião a respeito disso? Comenta aí!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s